segunda-feira, 27 de outubro de 2008

textos de Moran

Aprendendo com e ao longo da vida

Ao ingressarmos na escola, adquirimos conhecimentos que serão importantes para toda nossa vida, para nosso desenvolvimento social e profissional.
Porém, existe um aprendizado que não obtemos nos bancos escolares, mas sim com a vida. Tanto uma como a outra forma de aprender são importantes, pois não nos desenvolvem só o lado profissional, intelectual, mas também o emocional, o afetivo. É um aprendizado global. Educando-nos dessa maneira, estaremos moldando nosso caráter, aprendendo a respeitar a opinião das pessoas e o mundo que nos cerca.
A educação acontece quando analisamos todo o conhecimento que foi adquirido em nossa vida, fizemos uma avaliação sobre o que é bom, o que podemos melhorar, o que mais precisamos buscar. Assim, é feito um planejamento para o futuro e aprendemos cada vez mais, conforme nossa vida vai passando.
Desde a infância até a maturidade, vamos vencendo obstáculos, crescendo, evoluindo como pessoa, aprimorando nossa educação, desenvolvendo consciência crítica e a liberdade de expressão.
Desse modo, fazemos nossas próprias escolhas, de acordo com os princípios que temos. Essas escolhas devem ser adequadas para nós, nos fazer bem, dar um sentido à nossa vida e às coisas ao nosso redor.
Devemos sempre querer saber mais, ter vontade de pesquisar, conhecer coisas novas, pois a vida é um contínuo processo em busca do conhecimento.

2 comentários:

lussandra disse...

Marilange, adorei o rosa de fundo do teu blog. Lussandra

Magda disse...

Oi guria, sempre é tempo para aprender, ainda mais quando se trata de escola/educação não é mesmo?
Parabéns pelo teu Blog
Bjs